25 de maio de 2011

A Injustiça de Deus
























Em determinado momento de nossas vidas, se nunca afirmamos, com certeza já desejamos pensar que Deus, de alguma forma foi injusto. Não importa se foi contra nós, alguém de nossa família ou mesmo as crianças que passam fome na África. Em algum momento de nossas vidas, pensamos que Deus não está sendo totalmente justo. Mas, se formos olhar mais a fundo, perceberemos que Deus ainda não foi completamente justo com o homem.

Por exemplo: em Deuteronômio 24 19 – 22. Deus manda que, quando um agricultor que trabalhou, suou e cuidou de sua plantação estiver colhendo seus frutos, o fruto do seu trabalho, caso uma espiga caia pelo chão, ou algum fruto ficar ainda preso aos ramos, ele não deve voltar para buscá-lo. Deve deixar para quem não trabalhou na colheita saciar a sua fome: o órfão, a viúva e o estrangeiro. Isso não é justo!


Outro exemplo: Em Mateus 20. 1 – 16. Jesus conta uma parábola dizendo que não importa a hora que você chegou para trabalhar, mesmo que só tenha trabalhado uma hora. Se você foi chamado pelo dono da plantação, você receberá o mesmo salário de quem começou a trabalhar desde o amanhecer. Isso realmente não é justo.

Mas tudo isso tem um motivo. Em Romanos 3. 21 – 26 nós conseguimos entender melhor essa justiça de Deus. Em outras palavras, Deus está dizendo que é justo por não condenar ninguém, é justo por perdoar os nossos pecados, é justo por mandar Jesus morrer por nós e é justo por nos salvar por meio de Cristo...

Isso não é justo, sabe por quê? Porque de acordo com o texto de Deuteronômio eu não trabalhei na plantação (ou criação do homem). Não cuidei da plantação (não morri numa cruz para salvar alguém). E a plantação não é fruto do meu trabalho (porque eu não evangelizo). Mas colho os frutos daquele que me criou e morreu por mim, Jesus Cristo. Segundo o texto de Deuteronômio, eu sou o estrangeiro, a viúva e o órfão.

E o que dizer do texto de Mateus? É justo que eu tenha o mesmo salário de Pedro, Paulo, ou algum outro discípulo que viveu para pregar o evangelho, foi perseguido e morreu sendo torturado? É justo que eu receba o mesmo salário de um pastor de verdade, que pastoreia bem as suas ovelhas, que se esmera nas pregações e vive pelo evangelho? Realmente Deus tem sido injusto comigo e com você. Merecíamos outro salário, um salário diferenciado.


Em Romanos 3 25 e 26, Deus afirma que está sendo justo em nos tratar assim. E em Mateus 20. 15 Ele pergunta: “Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?”


Então, da próxima vez em que desejarmos pensar na injustiça de Deus, lembremo-nos do nosso passado e do quanto Ele vai ser injusto conosco quando Jesus voltar. Porque não merecíamos estar indo com Ele.

E você hoje? O que me diz de fazer valer a justiça de Deus em sua vida? O texto afirma que só por Jesus é que temos esta justiça.

Pr. Sérgio Inojoza

0 comentários: