25 de maio de 2011

Uma explicação sobre os profetas

Antes de mais nada, acho que é certo dar uma explicada básica sobre os profetas em Israel, antes que alguém exija o meu exílio para uma caverna. 
A idéia que nos é passada nas EBD's, em alguma Igrejas ou por causa de nossas leituras cômicas baseadas na mídia, é que o profeta vivia dentro de uma caverna, vestido de roupa de couro de cabra, barba e cabelo grande, uma vara na mão esperando a Revelação de Deus, ou sua Palavra, pra poder entrar na cidade chamando atenção de todo mundo e após transmitir Sua mensagem voltaria para a caverna.
Não sei vocês, mas eu li que Isaías estava no templo, não numa caverna, quando teve a visão do Trono de Deus e recebeu seu chamado (Is. 6). Também entendi que Oséias morava na cidade com sua esposa e filhos. Até porque, afinal, que sentido teria Oséias ter um casamento que apontava para o adultério de Israel se ele morasse no meio do nada e as pessoas não testemunhassem o adultério?
Eu gosto de imaginar a vida de Oséias com seus 3  filhos: Lugar de batalha (Jezreel), Desfavorecida (Lo-Ruama) e Não mais meu povo (Lo Ami)... Acho que funcionava mais ou menos assim: Oséias tava na feira, no domingo (pois o sábado era o dia do Senhor), com seus filhos quando encontrava um amigo que não via há muito tempo. Esse amigo repara nas crianças e pergunta se são filhos de Oséias. Ele responde que sim e apresenta as crianças: Lugar de batalha, Desfavorecida, e Não mais meu povo. Ao estranhar o nome das crianças Oséias tem a chance de falar a Palavra do Senhor que apontava para o adultério do povo e a posição de Deus baseada no nome das crianças. 
Claro que em alguns momentos o profeta se refugiava, quando não fugia, em uma caverna, como é o caso de Elias. Mas, no geral, eles viviam no meio do povo, conhecendo o contexto e denunciando a injustiça e o pecado que distanciava de Deus.
Se você não sabia, agora sabe!
























 Pr. Sérgio Inojoza

1 comentários:

Pr Sérgio, muito bom o seu novo blog. Pesqueira te ama
(euaxo hehehehe brincadeira)
Que Deus continue de abençoando cada dia mais ...
A sim e não esqueça da gente não viu?!